Oficina | Composição

 

Um dia na oficina de Arte sobre Azulejos na Maré.

Alunos novos, alunos antigos, alegria renovada. Desenhos, papéis, cola, cores, colagens, azulejos, palavras. Cartões-postais obras de arte, desenhos trazidos de casa e outros inventados na hora. O mundo lá de fora, o mundo aqui de dentro, tudo misturado. Agora. Começa assim um dia de oficina.

 
 
 

Arte Educadoras
Laura Taves, Márcia Queiroz e Lúcia Rodrigues

As oficinas de Arte sobre Azulejos fizeram parte do Programa de Criança Petrobras da Redes da Maré, entre 2006 e 2014. Ao final de cada ano, um painel desenhado pelos alunos e pela equipe de arte-educação era exposto de forma permanente nos muros do bairro.

 

Desde 2006, a parceria da Azulejaria com a Redes da Maré se mantém através de um programa de ações que conjugam processos coletivos de arte, educação e formação com os moradores e moradoras das 15 comunidades que formam o Conjunto de Favelas da Maré. Os projetos dão origem a intervenções urbanas no espaço público da favela, com o propósito de construir e fortalecer uma vivência artística, social e política para os mareenses.

Estes marcos permanentes fortalecem a rede comunitária, qualificando estes espaços e a dinâmica entre eles. São vetores para desencadear uma reflexão crítica e criativa sobre direitos urbanos e socioambientais.

O trabalho feito pela Azulejaria é uma ferramenta de ensino multidisciplinar que associa arte à cidadania.

Anterior
Anterior

Matta-Clark, Maré e Paço Imperial

Próximo
Próximo

Insólito Boutique Hotel