Escola Agora | Escola Ágora

 
 
 

Um mês após a tragédia de 7 de abril de 2011 na Escola Municipal Tasso da Silveira, a Azulejaria foi convidada pela RioUrbe para criar um painel de azulejos para a nova fachada da escola, que estava em reforma.

A proposta era construir o painel através de oficinas de arte com os alunos, permitindo que eles participassem diretamente da reconstrução e renovação de sua escola.  

 
 
 

Com a participação de 1.060 alunos, o painel da fachada, composto por 5.650 azulejos, foi criado após os primeiros encontros realizados na escola.

 

Durante as reuniões com a equipe, ficou evidente que o painel deveria servir não como um memorial, mas como uma representação do espírito e da identidade da instituição.

Ao completar 40 anos, a escola, renomada por seus professores dedicados, se destacava como uma referência no bairro. A alegria dos alunos ao participar do projeto refletiu não apenas a superação, mas também o profundo amor pela escola. Mesmo diante da tragédia, os desenhos dos alunos transmitiam uma mensagem de celebração e esperança, servindo de inspiração para o desenvolvimento do projeto artístico.

 
 

Foi necessário criar um segundo painel para exibir a maioria dos desenhos produzidos nas oficinas. Instalado no pátio da escola e se estendendo até a praça ao lado, o painel, com 34 metros de comprimento, apresenta mais de 1.000 desenhos de alunos, professores, funcionários e amigos da escola, distribuídos em aproximadamente 2.200 azulejos.

 

O painel da fachada se conecta ao da ágora e captura a atenção dos passantes, convidando-os a explorar e descobrir a "escola alegre", como a chamam os alunos.

 
 

Criação, projeto, coordenação e oficinas
Laura Taves 

Equipe de produção Azulejaria e oficinas
Lúcia Rodrigues e Márcia Queiroz

Colaboração
Paula Delecave (designer)
Jorge Taves (administração)
Iracema Siqueira e Leni Pereira (oficinas) 

Fotografia
Fábio Caffé, Ratão Diniz e Laura Taves

Vídeo
Doctela - Lívia Perez e Giovanni Francischelli 

Assessoria de Imprensa
Claudia Noronha | CW&A

Projeto de Arquitetura
Teresa Rosolem de Vassimon 
Empresa Municipal de Urbanização - RioUrbe

Realização
Secretaria Municipal de Obras 
Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Execução da obra
Carioca Christiani-Nielsen Engenharia S.A

Agradecimentos
À especial equipe de Direção e Coordenação, aos professores e funcionários e aos queridos alunos da Tasso, muito obrigada por nos receber e nos integrar de forma tão espontânea e com tanto carinho e respeito. À arquiteta Teresa de Vassimon por nos ter convidado para participar desse projeto maravilhoso. Aos amigos queridos Renata Cecchetti, Paula Delecave, Rara Dias, Olivier Poujade. Ao amigo Daniele Tentori in memoriam, fonte inicial de toda a inspiração. À Françoise Schein, minha mestra. À Iole de Freitas, pela generosidade e orientação fundamentais. Às minhas cúmplices e parceiras indispensáveis Lúcia e Márcia. Aos meus pais, sempre. E a todos que colaboraram – foram tantos! – em todo esse processo.

*No dia 7 de abril de 2011, um ex-aluno do colégio, matou 12 crianças, feriu mais de dez estudantes e cometeu suicídio depois.

Anterior
Anterior

Eu sambo, eu jongo, eu rio

Próximo
Próximo

Túnel da Central do Brasil