Intervenções Urbanas da Association Inscrire

A Association Inscrire foi criada pela artista belga Françoise Schein. No Rio de Janeiro, suas ações se transformaram em desenvolvimento sustentável com a colaboração ativa da artista Laura Taves, que em 2003 fundou a Azulejaria.

Desde 1999, a Association Inscrire e a artista Françoise Schein trabalham no Rio de Janeiro e criam intervenções artísticas, patrimoniais e sociais sobre as questões relativas aos Direitos Humanos, usando mapas e referências históricas.

Todos os projetos da Inscrire no Brasil são a continuação de uma Rede Internacional sobre os Direitos Humanos criada por esta associação, como, por exemplo, a estação de metrô Concorde em Paris, a estação de Metrô Parque em Lisboa, e outras estações em Estocolmo, Berlim, Bruxelas, Haïfa, Ramallah. Françoise Schein criou um kit pedagógico de ensino dos direitos humanos para os jovens das escolas do mundo inteiro, também disponível para professores.

 

1- Ação Inscrever na Estação da Luz do metrô/ São Paulo 2009-2014

O projeto da Estação da Luz apresenta a primeira estação de metrô no mundo construída com a participação de mil jovens das escolas secundárias da cidade. O objetivo artístico da artista Françoise Schein completa-se assim de uma vertente educativa, realizada com as oficinas sobre direitos humanos nas escolas municipais, e de outra vertente patrimonial sobre a história da cidade de São Paulo, realizada pela artista e sua equipe local.

 

Artista autora: Françoise Schein

Artista convidado: Julio Villani

Colaboradores: Laura Taves, Tatiana Dalla Bona, Rita Anderaos, Maria Helena Dalla Bona, Alan Sales Santos, Ana Carolina Shiaku, Betina Zalcberg, Rosy Strozenberg, Katia de Radiguès.

Apoios e parceiros: Associação Danyann - Aprender e Evoluir, Azulejaria , CMDHSP – Comissão Municipal dos Direitos Humanos de São Paulo,  Secretaria Municipal de Educação, SESC São Paulo, Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Governo do Estado de São Paulo, Consulado de França, Schréder, Rede Comercializadora/Rede Energia.


2- Estação Siqueira Campos do metrô em Copacabana/ Rio de Janeiro 2003

O painel monumental apresenta o mapa da região de Copacabana acompanhado pelo texto dos Direitos Humanos e por imagens da história do Brasil, em particular da escravidão, inspiradas por Debret. As três personagens simbolizam o povo brasileiro de origens negras e de costumes africanos: estas personagens foram também usadas noutras obras da Association Inscrire, localizadas nas comunidades em redor do Rio de Janeiro.

 

Autora: Françoise Schein

Colaboradores: Laura Taves, Nathalie Kahn, Katia de Radiguès.

Apoios e patrocínios: Consulado de França, AFAA, Metropolitano do Rio de Janeiro, Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Embaixada de França em Brasília, Préfecture de la Région Île-de-France, Instituto Estadual de Engenharia, CFDT, Fondation de France, União Europeia APD programa, Cidade de Paris, La Ferthé, Un monde par, Fábrica de Cerâmica Eliane, Carrefour International e apoios privados.

Essa obra é uma homenagem a Dona Irène, avó da filha adotada da artista Françoise Schein.


3- O Caminhos dos Direitos Humanos na Praça Niemeyer, Vidigal/ Rio de Janeiro 2001

O projeto do Vidigal é localizado na entrada da favela em frente ao mar. Como em todos os projetos da artista, o mapa da comunidade é o elemento principal da obra, uma vez que os habitantes das favelas, cerca de 20% da população carioca, não constavam no mapa oficial da cidade. A qualidade da interação dos moradores com a obra nota-se pelo seu uso constante como palco principal de manifestações culturais e políticas da comunidade. 

Inaugurada em 2001, a praça apresenta poesias de Vinícius de Moraes e Manoel de Barros, grandes poetas brasileiros, juntamente com frases de filósofos e escritores. O projeto recebeu o prémio francês da Cooperação Internacional em 2003.

 

Autora: Françoise Schein

Colaboradores: Laura Taves, Katia de Radiguès, Jorge Mário Jauregui, Walter dos Santos, Ababoda, Khalid Boualali.
Primeira intervenção artística de Françoise Schein e da Association Inscrire no Rio de Janeiro.

Apoios e patrocínios: Enda Brasil, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através do Programa Favela-Bairro, iniciativa municipal para a urbanização das favelas cariocas, Fábrica de Cerâmica Eliane, Nós do Morro, Andrade Gutierrez, e doações privadas.

Veja o vídeo.

Anterior
Anterior

Rio