Projet Favelité

 
 

Como parte do evento "Saison Culturelle Brésil-France 2005", este trabalho apresentou as favelas como elementos integrantes e legítimos da cidade, através de painéis com montagem fotográfica em escala monumental e depoimentos de lideranças sociais, intelectuais, artistas do país e em especial do Morro da Providência – favela escolhida como recorte por ser uma das mais antigas da cidade do Rio de Janeiro.

"Partimos do princípio de que o futuro da nossa cidade não pode ser pensado sem incluir as favelas, que abrigam 20% da população carioca e onde a cultura e a estrutura social são constantemente reinventadas." 

A partir de diferentes níveis de informação, a instalação ofereceu aos moradores de grandes metrópoles um acesso privilegiado da realidade das favelas cariocas, procurando romper com o clichê em associar as favelas com a desintegração social das cidades.

 
 
 
 
 
 

O projeto foi exposto na estação RER Luxembourg do metrô de Paris, visto por 1,5 milhões de pessoas. Um suporte foi montado especialmente para abrigar 500m2 divididos em 6 painéis.

A partir deste projeto, a RATP (empresa estatal que gere o metrô de Paris) manteve o suporte e passou a dedicar esta estação a instalações que abordam questões e soluções urbanas para grandes cidades.

Em versão menor, o projeto esteve presente no evento "Rencontres Parallèlles 2005" no Centre d'Art Contemporain de Basse-Normandie, na cidade de Caen.

Em 2006, recebeu premiação de Destaque na 8º Bienal Brasileira de Design Gráfico.

 
 

Projeto
Laura Taves | Pedro Évora | Pedro Rivera 

Designer
Paula Delecave

Produtor
Romaric Sulger Buel

Produção na França
Yo Kaminagai | RATP

Apoio
Françoise Schein

Patrocínio
Clube de Mecenas Francês  

Proponente
ONG Enda Brasil

Duração
23 de setembro de 2005 a 31 de janeiro de 2006

Local
Paris, França

Anterior
Anterior

O Guarani na Maré

Próximo
Próximo

Residência Milão