Arte e Identidade nas Placas de Rua da Maré

18.07.2016

Eliana Silva e Laura Taves da ONG Redes da Maré - Hermes de Paula / Agência O Globo

[Matéria de Nani Rubin, O Globo, 27/05/2016]

Diretora da ONG Redes da Maré, que atua nas 16 favelas do Complexo da Maré, Eliana Silva (à esquerda) conduziu o processo de cartografia do local, e, em conjunto com os moradores, começou a nomear ruas. O processo foi concluído há dois meses, com a oficialização, pela prefeitura, de quase 800 logradouros. O encontro com a artista e arquiteta Laura Taves, que oferece oficinas de azulejaria a crianças da Maré, selou o projeto. Laura produz no ateliê instalado na sede da ONG, na favela Nova Holanda, placas em cerâmica para afixar nas casas.

— Quis que elas tivessem semelhança com as placas oficiais, que se tornassem uma realidade: isso existe — reforça Laura. — É um projeto urbano, a partir de uma plataforma de arte.

Conheça melhor o projeto das Placas de Rua da Maré, a Maré na Bienal de Veneza, e também o projeto Correspondências Cariocas - O Rio em 450 azulejos, a casa da foto acima.

Encontro com Plantu

18.07.2016

Encontrar com o cartunista francês Jean Plantu é sempre um prazer. Ainda mais podendo apresentá-lo, ao vivo, os nossos cartões-postais, e de quebra, assitir uma de suas inspiradoras aulas para jovens estudantes de Paris. Plantu escolheu o cartão do nosso querido Luiz Felipe Adriano, que ele reconheceu pelas fotografias da exposição do Cartooning for Peace na Maré. E ainda voltamos cheios de presentes!

Conheça aqui o projeto dos cartões-postais Correspondências Cariocas - O Rio em 450 azulejos

Azulejaria no Arq.Futuro

05.11.2015

Em novembro de 2014 fomos convidadas a participar do evento internacional Arq.Futuro | Parques do Brasil, no Rio de Janeiro.

Resumir 15 anos de trabalho em uma apresentação de 15 minutos foi um ótimo exercício. Sejam bem-vindos!

Cartum pela Paz

30.09.2015

Você já foi à Maré? Não!? Então vá! 

Somente lá, no Centro de Artes da Maré, você terá a chance de ver a imperdível exposição "Cartooning for Peace" | Cartum pela Paz: o trabalho de cartunistas de várias nações, militantes que lutam com humor pelo o respeito das culturas e das liberdades. Essa associação foi fundada em 2005 por Kofi Annan, Prêmio Nobel da Paz e então Secretário Geral das Nações Unidas e Plantu - como é conhecido Jean Plantureaux, jornalista e um dos principais cartunistas da França que trabalha no Le Monde e no L'Express. Com outros doze artistas, eles se reuniram na conferência "Desaprender a Intolerância - Desenhar pela Paz", criando uma rede de apoio aos chargistas impedidos de exercer livremente a sua profissão, ou cuja liberdade estava ameaçada. 

Seis meses após o ataque terrorista ao jornal satírico Charlie Hebdo em Paris, Plantu veio ao Brasil convidado pela FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty. Tivemos a sorte de conhece-lo e apresentar o trabalho dos nossos alunos das oficinas de azulejaria na Redes da Maré. Ele ficou encantado, e desde então decidiu que essa exposição, que circula pelo mundo todo, fosse pra Maré. E lá ela ficará até o dia 12 de novembro.

São 11 painéis ilustrados por Plantu e grandes cartunistas, abordando temas como Censura, Internet, Racismo, Direito das Mulheres, Crianças, entre outros. 

Está lindo, não percam!

E aproveitem para visitar o Travessias 4, no galpão Bela Maré, ao lado do Centro de Artes. É muito fácil chegar: Rua Bitencourt Sampaio, 169 - Bairro Maré. A terceira rua à direita após a passarela 9 da Avenida Brasil.

Agradecemos à equipe do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, especialmente a Alice Toulemonde, Adida do livro - Diretora do Escritório do livro e das Mediatecas; Guillaume Pierre, Adido Cultural da França no Rio de Janeiro; e Nicolas Bourcier, correspondente do jornal Le Monde no Brasil. 

Uma realização do Consulado Geral da França no Brasil / Rio de Janeiro, da Azulejaria e da Redes de Desenvolvimento da Maré.

De segunda à sábado, das 10:00 às 18:00. De 24 de setembro à 12 de novembro de 2015. 

O Rinoceronte, Maré na Cidade das Artes

30.08.2015

O dia 31 de maio foi muito especial. Levamos os nossos alunos da Redes da Maré para assistirem o espetáculo de Ionesco, O Rinoceronte, da companhia do Théâtre de la Ville de Paris, na Cidade das Artes. Todos conhecíamos a história de cor, pois foi esse o tema do nosso painel no ano passado (e que está sendo finalizado agora). Essa viagem sensacional começou com uma aula sobre o Rinoceronte de Albrecht Dürer, uma xilogravura de 1515 feita pelo artista a partir de relatos enviados da Índia. 

Esse encontro se deu graças ao carinho e a generosidade de algumas pessoas que aqui agradecemos: especialmente à Katia Adler, que apresentada ao nosso trabalho pela Bia Caiado, nos ofereceu apoio irrestrito, além do nosso transporte; ao Consulado da França e à equipe da Cidade das Artes que nos ofereceu ótimos ingressos; aos amigos Bia Caiado, Ana Carneiro, Maïra Gabriel Anhorn; Solal, Dilan, Nicolas e Nurdane Bourcier; e a presença e força constante dos pais dos alunos, aqui representados por Charles, Kelly, Dora e Claudia - tivemos o prazer de te-los conosco nessa noite inesquecível! 

Em breve postaremos imagens do painel nos Projetos Educativos.