Casa Preta da Maré

Um projeto da Redes da Maré com o objetivo de criar um espaço de formação teórica, metodológica e política para abordar as questões étnico-raciais nas 15 favelas que compõem a Maré. O projeto visa enfrentar o racismo estrutural que permeia a sociedade brasileira.

 

O projeto foi criado a partir da identidade visual da marca.

A Casa Preta da Maré tem como perspectiva atuar, na produção de conhecimento sobre questões relativas à raça e ao racismo na composição da população da Maré, buscará, ainda, pensar ações para esse público específico, com ênfase na questão racial, numa perspectiva de fomentar a incidência em políticas públicas para a população preta e parda da Maré.


 

Projeto
Laura Taves

Produção
Laura Taves e Márcia Queiroz

Instalação
Mestre Carlos Miranda

Identidade Visual da Marca
Juliana Barbosa

A parceria da Azulejaria com a Redes da Maré se mantém através de um programa de ações que conjugam processos coletivos de arte, educação e formação com os moradores e moradoras das 15 comunidades que formam o Conjunto de Favelas da Maré. Os projetos dão origem a intervenções urbanas no espaço público da favela, com o propósito de construir e fortalecer uma vivência artística, social e política para os mareenses.

Estes marcos permanentes fortalecem a rede comunitária, qualificando estes espaços e a dinâmica entre eles. São vetores para desencadear uma reflexão crítica e criativa sobre direitos urbanos e socioambientais.

O trabalho feito pela Azulejaria é uma ferramenta de ensino multidisciplinar que associa arte à cidadania.

Anterior
Anterior

Serra Pelada

Próximo
Próximo

Memorial COVID-19