Memorial COVID-19

 

Painel criado em memória das moradoras e moradores do conjunto de Favelas da Maré que nos deixaram pela epidemia do Coronavírus.

Um gesto de afeto e de carinho da Redes da Maré aos familiares e amigos das mais de 380 pessoas que morreram entre 2020 e 2021.

 
 
 
 

Durante 6 meses, nossa equipe conduziu oficinas com 45 familiares das vítimas, cujos nomes estão registrados no painel. Os desenhos gerados inspiraram a arte do projeto e deram origem a outros azulejos que serão incorporados a um novo Memorial, atualmente em desenvolvimento em parceria com a Fiocruz | Campus Maré.

 
 

Todo o processo, que passou por extenso mapeamento e mobilização da população local, foi realizado por meio de uma trabalho integrado entre as equipes sociais do eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré, a frente de Isolamento Seguro do Projeto Conexão Saúde e o Programa Integrado de Segurança Alimentar e Acesso à Educação e Saúde, Impacto de Vida.

Muito carinho e respeito por todos os envolvidos.

 
 
 

Este painel representa uma forma de reparação e um direito à memória de pessoas comuns que fazem a diferença.


Arte e Produção
Juca Fiis e Laura Taves

Colaboração
Isabella Porto

Oficinas
Márcia Queiroz, João Rivera, Julia Chagas,
Arthur Viana, Sidnei D’arc

Mobilização
Patrícia Ramalho e equipe do eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à justiça,

Obra
Raphael Magacho, sr. Antonio e Marquinhos

 

Agradecemos a todos os familiares que compartilharam conosco suas memórias, dores e alegrias. À Redes da Maré pela firme parceria, nos permitindo trabalhar em conjunto e contribuir pela busca incessante de melhoria da qualidade de vida de mais de 140.000 pessoas. Agradecemos em especial à equipe do Eixo de Segurança, incluindo Shyrlei Rosendo, Lidiane Malanquini, Patrícia Vianna, Isabel e Vanessa, assim como às equipes dos eixos Direito à Saúde, Arte, Cultura, Memórias e Identidades e Direitos Urbanos e Socioambientais. E aos Setores de Comunicação e Financeiro pelo acompanhamento atento. Ninguém anda sozinho.

Anterior
Anterior

Casa Preta da Maré

Próximo
Próximo

Rema Maré