Oficina | A Maré é?

 
 

Desenho de crianças de 8 a 12 anos participantes das oficinas de Arte sobre Azulejos da Redes da Maré.

 
 
 

Estes exercícios foram feitos em 2014, quando as forças armadas ocuparam o conjunto de favelas da Maré, com o objetivo declarado de preparar a área para a instalação de quatro Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), o que nunca se concretizou.

Foi o ano em que a cidade do Rio de Janeiro sediou a Copa do Mundo.

 
 
 

Dos 140.000 moradores e moradoras do Conjunto de Favelas da Maré, aproximadamente 35.000 são crianças.

 
 
 

De 2006 a 2014, as oficinas de Arte sobre Azulejos, parceria da Azulejaria com a Redes da Maré, aconteceu de modo integrado ao Programa de Criança Petrobas, atendendo crianças e jovens no contra turno escolar.

Arte Educadoras: Laura Taves, Lúcia Rodrigues e Márcia Queiroz.

 

A parceria da Azulejaria com a Redes da Maré se mantém através de um programa de ações que conjugam processos coletivos de arte, educação e formação com os moradores e moradoras das 15 comunidades que formam o Conjunto de Favelas da Maré. Os projetos dão origem a intervenções urbanas no espaço público da favela, com o propósito de construir e fortalecer uma vivência artística, social e política para os mareenses.

Estes marcos permanentes fortalecem a rede comunitária, qualificando estes espaços e a dinâmica entre eles. São vetores para desencadear uma reflexão crítica e criativa sobre direitos urbanos e socioambientais.

O trabalho feito pela Azulejaria é uma ferramenta de ensino multidisciplinar que associa arte à cidadania.

Anterior
Anterior

Observatório do Valongo

Próximo
Próximo

A Maré na Bienal de Veneza