Observatório do Valongo
Projeto de extensão para integração do Observatório do Valongo - UFRJ, sede da Faculdade de Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ao processo de requalificação urbana da região portuária, no âmbito do Projeto Porto Maravilha da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
O projeto visava estabelecer um elo permanente entre ciência, arte, história e cultura na região.
Com a participação de aproximadamente 100 pessoas, realizamos oficinas com jovens moradores dos três morros históricos da cidade: o Morro da Providência, o Morro do Livramento e o Morro da Conceição. Entre os participantes estavam alunos das escolas municipais Vicente Licínio Cardoso, Darcy Vargas e Padre Francisco da Motta, além de moradores e artistas do Morro da Conceição.
Localizado no alto do Morro da Conceição desde a década de 1920, o Observatório do Valongo descende do antigo Observatório Astronômico da Escola Polytechnica, fundado em 1881 no Morro de Santo Antônio. O muro, com uma área de 360m², 60 metros de extensão e 6 metros de altura, foi provavelmente construído entre as décadas de 1960 e 1970, utilizando terra retirada do Morro de Santo Antônio.
A inspiração para a obra veio do gesto de soltar pipa, que também é uma maneira de observar o céu.
Devido à nossa proximidade com os morros da região, nosso ateliê era localizado embaixo do Morro do Livramento, onde acompanhávamos os tradicionais campeonatos de pipas organizados pelas crianças e jovens locais. Os desenhos produzidos nas oficinas, inseridos nas pipas do painel, retratavam a história da cidade, além de oferecer uma análise crítica das transformações que a região estava enfrentando devido às obras do Porto Maravilha.
Por problemas de estruturação do muro, o painel ainda não foi instalado.
Projeto
Laura Taves
Oficinas e produçao
Lúcia Rodrigues e Márcia Queiroz
Área
60m², aproximadamente 15.000 azulejos.